data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Maiara Bersch (Folhapress)
Atenção, produtores! A vacina contra a febre aftosa já pode ser encontrada nas agropecuárias da região. Interessados em adquirir doses da vacina devem procurar as Inspetorias de Defesa Agropecuária (IDAs) para retirar a autorização de compra.
Empresa de extração de fosfato promete gerar 900 empregos em Lavras do Sul
A campanha de vacinação ocorre de 1º a 30 de novembro, mas a antecipação está disponível desde o dia 11 de outubro. Nesta etapa deverão ser vacinados bovinos e búfalos de até 24 meses de idade, atingindo cerca de 320 mil animais somente em Santa Maria.
Na região de abrangência da Supervisão Regional da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR/RS), que conta com 26 municípios, a vacinação deverá atingir aproximadamente 320 mil bovídeos.
Santa Maria tem saldo positivo de 410 novos empregos em 2019
Os produtores devem comprar as doses necessárias para a vacinação de seu rebanho em casas agropecuárias credenciadas. Depois, deverão comprovar a vacinação por meio da apresentação da nota fiscal de compra em até cinco dias úteis após a finalização da campanha.
A febre aftosa ataca animais de casco com duas unhas, dentre eles bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos e alguns animais silvestres como a capivara. O vírus se espalha pelo rebanho com rapidez, caso os produtores não tomem medidas.